Cron é um termo emprestado do Unix e indica um evento repetível com tempo definido. Habitica se refere ao Cron como sendo o processamento que acontece na conta do usuário quando o usuário interage com o Habitica pela primeira vez após o início de um novo dia.

Ciclo do Cron

Um dia (24 horas) geralmente significa um ciclo do Cron e todos os jogadores do Habitica tem por padrão seus dias começando à meia noite no seu fuso horário selecionado. O processamento do Cron não acontece imediatamente à meia noite (ou no início de dia personalizado), mas quando a conta do jogador interage com o site após o início de dia definido.

Sincronizando

Sync.png

Botão Sincronizar

No entanto, se você estiver logado no horário do Início do seu dia (meia noite por padrão), você poderá precisar apertar o botão sincronizar para atualizar suas tarefas. Esse detalhe aparece explicitamente durante missões com chefão, quando um jogador interage com o site pela primeira vez no dia e o chefão causa dano ao grupo.

  É importante observar que desde 16 de Junho de 2015, Habitica auto sincroniza sua conta a cada 6 horas se você estiver com o site aberto no seu navegador. Isso significa que se você deixar o Habitica logado durante a noite, sua conta irá atualizar (e processar seu Cron) mesmo que você esteja dormindo no momento.

Ativando o Cron

Qualquer ação que você tomar irá ativar o processamento do início do dia (Cron) se aquela ação for a primeira do dia.

Exemplos incluem (entre outros)

  • logar no site,
  • marcar como feita uma tarefa,
  • apertar o botão sincronizar,
  • recarregar a página,
  • comprar uma Recompensa,
  • trocar um equipamento,
  • usar uma habilidade

Ações do Cron

Descansando na Pousada

Avatar-Resting.png

Descansando na Pousada

A primeira coisa que o Habitica fará é checar se você está descansando na pousada. Se estiver, irá ignorar TODOS os próximos processamentos de início de dia listados abaixo EXCETO

Processamento Regular do Cron (Resumo)

  • Diárias reiniciam e dano é causado a partir de qualquer Diária incompleta.
  • Hábitos que não tiverem ambos "+" e "-" terão seu valor de tarefa aumentando (se o valor for abaixo de zero) ou reduzido (se o valor for acima de zero). Ou seja, mudarão seu valor em direção a zero (mais amarelo).
  • Mana irá regenerar por uma quantidade que dependerá do número de Diárias completadas.
  • Buffs irão expirar, incluindo itens de transformação do avatar.
  • Dano seu no chefão e do chefão em seu grupo por suas Diárias não feitas serão calculados e causados.
  • As contagens de drops das missões de coleta são calculados.

Processamento Regular do Cron (Detalhado)

  • Para cada Diária ativa incompleta (nada aqui se aplica a Diárias acinzentadas)
    • Reiniciar o combo da Diária a zero e aplicar dano a você,
    • se você estiver em uma missão com chefão, aplicar dano extra a você e a todos os membros do grupo dessa Missão,
    • modificar o valor dessa Diária para deixá-la um pouco mais vermelha,
    • desmarcar todos os itens da Lista da Diária.
  • Para cada Diária incompleta
    • desmarcar todos os itens da Lista da Diária,
    • desmarcar a Diária em si.
  • Hábitos que não tiverem ambos "+" e "-" terão seu valor de tarefa aumentando (se o valor for abaixo de zero) ou reduzido (se o valor for acima de zero). Ou seja, mudarão seu valor em direção a zero (mais amarelo).
  • Para cada Afazer, modificar seu valor de tarefa para fazê-lo mais vermelho.
  • Verificar se seus Pontos de Vida estão abaixo de zero e, se estiverem, iniciar as Mecânicas de Morte.
  • Reiniciar seu contador de drops para zero (fazendo com que você possa encontrar mais drops hoje mesmo que tenha atingido o limite ontem)
  • Remover quaisquer buffs que você tenha ganho (isso acontece depois das ações acima de forma que seus buffs ainda estejam te ajudando durante as ações do Cron).
  • Verificar se o buff de Dia Perfeito foi merecido e, se sim, aplicá-lo.
  • Mana regenerará:
    • Num Dia Perfeito, o usuário irá ganhar 10 pontos de mana ou 10% da Mana Máxima, seja o que for maior.
    • Se algumas Diárias forem deixadas incompletas, a quantidade de Mana será regenerada proporcionalmente numa porcentagem relativa às Diárias completadas. Por exemplo, um jogador que complete 70% de suas Diárias ativas do dia irá ganhar 70% da Mana de um Dia Perfeito (ex.: 7 Mana ou 70% da Mana Máxima, seja qual for maior).
    • Itens marcados em Listas em Diárias incompletas contam para a regeneração de Mana. Por exemplo, um jogador com 10 Diárias ativas que complete 9 delas irá receber 90% da Mana de um Dia Perfeito. No entanto, se essa última Diária incompleta tiver metade de sua Lista marcada, o jogador irá receber 95% da Mana de um Dia Perfeito. Se todos os itens da Lista dessa Diária estiverem marcados, o jogador irá ganhar 100% da Mana de um Dia Perfeito mesmo que a Diária em si não seja marcada.
    • Se você tiver mais que sua quantidade máxima de Mana, sua Mana será reduzia a esse máximo.
  • Se você estiver em uma missão (de chefão ou coleta)
    • Calcular o progresso na missão que você acumulou desde o último Cron (ex.: dano causado ao chefão ou itens de coleta encontrados), aplicando este progresso à missão,
    • Modificar o seu progresso diário na missão para zero,
    • Verificar se a missão foi completada. Se sim, iniciar as ações de fim-de-missão (mensagem de vitória e distribuir recompensas).

Ativando o Cron Após Vários Dias de Inatividade

Se um jogador não tiver interagido com o Habitica num certo dia, o Cron não será ativado naquele dia.

Se um jogador ficar inativo por vários dias e então ativar o Cron ao interagir com o site, o dano resultante levará em conta todas as Diárias a fazer nos dias de inatividade, mas contará cada uma apenas uma vez. Diárias completadas no dia anterior à inatividade ainda estarão marcadas como completas na próxima vez que o Cron rodar (ex.: ao retornar). Isso significa que, se o jogador completar todas as suas Diárias e então ficar inativo, ele (e e seu grupo) não irá causar dano ao voltar. No entanto, quaisquer Diária incompleta no último dia de atividade ou durante o tempo de inatividade resultará em dano (sendo computado apenas um dia por diária).

Todos os outros efeitos do Cron são os mesmos não importando quando o usuário logou pela última vez. A regeneração de mana não será maior depois de vários dias de inatividade.

Horário de Verão

Quando o horário verão iniciar ou acabar, o Cron poderá ocorrer num momento não esperado ou até duas vezes em um dia. Para evitar levar dano, é recomendado ou reagendar suas Diárias para aquele dia ou Descansar na Pousada para o dia antes de começar e, depois, para o dia após acabar o horário de verão.

Se você morrer ou receber dano durante o Horário de Verão, use a combinação da Ferramenta de Exibição de Dados para ver estatísticas e combos anteriores e Corrigir os Valores de Personagem para modificá-los.

Utilizando Vários Dispositivos

Se você usar o Habitica em dois ou mais dispositivos, garanta que o relógio e o fuso horário de ambos seja o mesmo. Mesmo uma pequena diferença nos horários poderá causar um problema com vários Crons sendo ativados devido a múltiplos reinícios de dia.

Início de Dia Personalizado

Artigo Principal: Custom Day Start
Cron Inicio de dia personalizado.png

Aqui você pode especificar seu horário de início de dia personalizado.

Um jogador pode modificar o horário em que um novo dia no Habitica irá começar ao selecionar um início de dia personalizado na tela de Configurações.

Efeitos em Grupos

Dano causado por Chefões de Missões

Cálculos do Cron após a primeira interação com o Habitica pode ser especialmente bizarro para grupos onde os membros estão em diferentes fuso horários. Ações dos membros do seu grupo que ocorram entrem o Início do Seu Dia e sua primeira interação com o Habitica irá afetar seu personagem. Se você souber o fuso horário dos membros do seu grupo, isto poderá ajudar a prevenir dano dos chefões de missões.

Por exemplo, Silvano está 8 horas à frente de Luana. Silvano acorda, loga no site e seu processamento é iniciado. Ele não completou 5 de suas Diárias, de forma que o chefão causará 10 dano a ele E a Luana. Luana acorda 8 horas depois, loga no site e seu processamento é iniciado. Ela automaticamente recebe 10 de dano causado por Silvano. Então ela não completa 2 de suas Diárias, de forma que o chefão causa 4 de dano a ela E a Silvano. Ela terá uma perda total de 14 pontos de vida naquele dia.

Estratégia para Buffar

Quaisquer buff que você lançar para seu grupo irá desaparecer após o próximo Cron do membro do seu grupo. Se você é a primeira pessoa no grupo a logar naquele dia, você poderá querer esperar para lançar os buffs em seu grupo depois que todos tenham logado. De outra forma, você estará na verdade buffando o ontem do seu grupo, tendo em vista que o Cron deles ainda não processou ainda para eles. Dessa forma, eles perderão o buff imediatamente ao logar.

Além disso, quaisquer Hábitos que eles marcarem após ter logado mas antes de você lançar o buff não irá receber o benefício; buffs para o dia não são aplicados de modo retroativo. Então, o modo mais efetivo para ter certeza que todos recebam o buff para o dia é marcando as Diárias depois que todos tenham logado e usado seus buffs e habilidades.

Modo de Segurança do Cron

O Modo de Segurança do Cron é uma funcionalidade que os administradores poderão ligar para todos os jogadores do site. É impossível ser ligado para um ou alguns jogadores. Isso dá a possibilidade do Cron funcionar normalmente exceto pelo fato das ações que causam dano por Diárias incompletas não irão funcionar.

O Modo de Segurança causa estas mudanças ao Cron:

  • Diárias Incompletas não causam dano ao jogador.
  • Diárias Incompletas não causam dano ao grupo pelo Chefão da missão.
  • Diárias Incompletas não terão seus combos reiniciados.
  • Diárias Incompletas não terão seu Valor de Tarefa modificado (a cor não irá ficar mais vermelha).
  • Diárias Incompletas não reduzem o ganho de Mana.
  • Jogadores ganham um Dia Perfeito mesmo que algumas de suas Diárias estejam incompletas.

O Modo De Segurança foi usado pela primeira vez em 21 de Maio de 2016 para proteger usuários de dano e manter seus combos enquanto o site do Habitica passou por uma manutenção, mas ainda poderá ser usado novamente no futuro para longas manutenções ou caso ocorra algum evento não esperado e mantenha o site offline por culpa de algo fora fora do controle dos administradores (ex.: se a empresa que mantém os bancos de dados do Habitica tiverem problemas).

Bugs Conhecidos

Predefinição:Cron Ran - Dailies Remain Checked

Informações para Desenvolvedores na Página Original.