Distribuição automática de atributo é uma opção que fornece métodos ao Habitica para atribuir automaticamente um ponto de atributo ganho a um atributo imediatamente quando subido de nível, em vez de esperar que o jogador escolha onde aplicar o ponto.

A opção aparece na página de Atributos (localizada na guia Usuário) uma vez que o jogador desbloqueou o sistema de classe no nível 10. Não está disponível se o jogador optar por sair do sistema de classe, mas estará disponível mais tarde se escolher uma classe.

Modos de Distribuição

SelecaoDistribuicaoAutomatica

Os métodos disponíveis de distribuição automática de pontos de atributos.

Três sub-configurações estão disponíveis quando o jogador escolhe distribuição automática:

  • Distribui pontos de atributo uniformemente: Atribui o mesmo número de pontos a cada atributo.
  • Distribui pontos de acordo com a Classe: Atribui mais pontos aos atributos mais importantes para sua classe.
  • Distribui pontos de acordo com o tipo das suas tarefas: Atribui pontos com base nas categorias de atributos associadas as tarefas que você completa.

Em todos os casos, equipamentos, buffs e bônus de equipamentos de classe são ignorados. Somente os pontos de atributos alocados ou treinamento de tarefas, dependendo do modo selecionado, são importantes.

Distribuir Uniformemente, ou Distribuição "Plana"

Quando este modo está selecionado, o sistema aplica um ponto de atributo quando subido de nível ao atributo com o menor número de pontos já atribuídos a ele. Em ordem, favorece INT primeiro, depois PER, depois STR, depois CON.

Distribuir Baseado na Classe, ou Distribuição "Por Classe"

Quando este modo está selecionado, o sistema aplica um ponto de atributo quando subido de nível ao atributo que está indicado como atributo "ideal" e mais distante, aplicado com base na classe e nível do personagem do jogador. A aplicação ideal baseia-se na ideia de que, para cada 7 níveis, o atributo principal da classe deve obter 3 pontos, o secundário deve obter 2 e os atributos restantes devem cada um ter 1.

Por exemplo, um Mago tem a inteligência como seu principal atributo e a percepção como secundária. O sistema espera assim que um Mago Nível 14 tenha 6 INT, 4 PER, 2 STR e 2 CON. Se o jogador tiver, por exemplo, 3 INT, 5 PER, 3 STR e 3 CON atribuídos, o sistema determinará que INT é o mais distante dos atributos ideais do Mago e continuará atribuindo pontos quando subido de nível, até que ele atinja o valor ideal.

Distribuir Baseado na Atividade de Tarefas, ou Distribuição "Por Tarefa"

SelecaoDeAtributo

Opções avançadas de tarefa com a associação de atributo visível.

Este modo difere dos outros dois, pois não importa quais pontos de atributo já estão aplicados. Ao invés disso, o sistema aplica um ponto ao atributo que o jogador se concentrou na maioria daquele nível, de acordo com as categorias de atributo aplicadas nas Opções Avançadas de suas tarefas.

Quando este modo está ativo, clicar em tarefas adiciona ou subtrai pontos do "treinamento de atributos" para o atributo correspondente à tarefa. A quantidade de treinamento que o atributo ganha ou perde é baseada no valor da tarefa - a mesma fórmula usada para determinar quanto de ouro e experiênciaa tarefa recompensa, ou a vida subtrai. Quando o jogador sobe de nível, o atributo com maior treinamento obtém o ponto do atributo, e todos os valores de treinamento são redefinidos para 0 para o novo nível.

Por exemplo, suponha que um jogador tenha quatro hábitos +/- , um para cada um dos atributos. Clicando em mais (+) adiciona para o treinamento desse atributo, e menos (-) remove o treinamento. Se estas são as únicas tarefas com as quais o usuário interage ao longo do nível, aquele que está com o maior valor em mais cliques sem perder esse treinamento para menos cliques receberá o ponto do atributo ao subir de nível.

Se as tarefas de um jogador tendem a ser alocadas mais a um atributo específico, então todos os pontos serão alocados a esse atributo.

A associação de atributo não aparece em Opções Avançadas, a menos que este modo seja selecionado.

Por que usar Distribuição Automática? Como eu escolho um modo?

Os dois primeiros modos de distribuição automática são úteis se você não quiser gastar tempo e energia decidindo onde colocar seus pontos de atributo. Se você achar que o aspecto do jogo de Habitica distrativo ou confuso, ativar a distribuição automática permitirá que você mantenha seu foco em seus objetivos da vida real sem se preocupar com uma "construção de personagem". Use distribuição plana se você não se importa muito com o sistema de classe. Isso lhe dará um personagem equilibrado sem forças ou fracos particulares, exceto aqueles oferecidos pelo seu equipamento. Use a distribuição por classe, se você gosta de usar habilidades, pois os pontos adicionais colocados em seus atributos primários e secundários tornarão suas habilidades mais eficazes.

A distribuição por tarefa destina-se a usuários que desejam aprofundar a forma como Habitica molda seu comportamento da vida real, ou que desejam enfatizar o "role-playing" ou a identificação com seu avatar Habitica. Ele exige que você selecione com cuidado as opções avançadas para cada tarefa que você cria, de modo que o treinamento que seus atributos acumulam ao longo de um nível reflita com precisão a sua atividade da vida real. Você pode esperar e ver como seu personagem Habitica cresce e reflete suas prioridades pessoais, ou ajustar seu foco da vida real para tentar obter os atributos que você deseja para seu personagem. Por exemplo, se você sabe que você está motivado por drops e ouro, você pode estar mais motivado para completar certas tarefas se você as atribuir ao atributo Percepção. Ou se você gosta de ter um personagem com Força elevada, e você atribui suas tarefas de aptidão física ao atributo Força, você pode notar que você vai ao ginásio mais vezes!

Mudando para Distribuição Manual

Se você habilitou a distribuição automática e deseja alternar para a distribuição manual, desmarque a caixa "Distribuição Automática". Isso afeta apenas novos pontos de atributo ganhos, não liberará seus pontos alocados atuais. Você só pode reatribuir seus pontos existentes alterando as classes.