FANDOM


Se você é um usuário novo ou um veterano refinando suas metas, a essência do Habitica são as tarefas que você escolhe fazer. Essa página ajudará você a estruturar seus Hábitos, Diárias e Afazeres (coletivamente referidos como tarefas) para que elas ajudem nas suas metas da vida real.

Primeiro de tudo, não tenha medo de experimentar! Se isso é muita informação para você ler de uma vez, você pode sempre colocar umas tarefas básicas e tentar coisas diferentes. Você pode achar essas dicas melhores depois que você tiver um pouco mais de experiência.

Decidindo O Que Fazer

Liste tarefas, hábitos, atividades
  • que requerem esforço para lembrar ou fazer.
  • que vão te ajudar a estabelecer sua rotina ou planejar seu calendário.
  • que você está tentando equilibrar ou acompanhar.

Considere suas tarefas presentes, metas e desafios.

Se você está procurando um planejamento, ou algo para balancear trabalho e lazer, você pode querer adicionar tarefas de todas as áreas da sua vida: hábitos, tarefas recorrentes, afazeres, tarefas que você tem que fazer uma vez só, lazer, etc.

Se você quer estabelecer rotinas diárias mais fortes, você pode focar nessa área da sua vida. Você pode dividir as tarefas em pequenos passos usando listas ou adicionando notas as suas tarefas (vísiveis quando passa o mouse).

Se você já está acompanhando suas tarefas com um sistema que você gosta (ou um que outros precisam que você use), você pode focar em uma área específica da sua vida que você não está acompanhando no momento, como dormir ou condição física. Você também pode usar o Habitica para melhorar outro sistema. Por exemplo, se você usa o método "Getting Things Done" (A Arte de Fazer Acontecer) você pode usar o Habitica para listar suas próximas ações. (veja também: A Arte de Fazer Acontecer com o Habitica). 

As Quatro Colunas: Hábitos, Diárias, Afazeres e Recompensas

4.3

Uma rápida explicação dos quatro tipos de tarefas:

Hábitos: Ações que você quer se recompensar ou desencorajar que você não faz em uma agenda regular. Exemplos: alongar (positivo) ou roer as unhas (negativo).

Diárias: Ações que você quer fazer uma vez por dia ou em certos dias da semana. No final de cada dia, você tomará dano por Diárias incompletas. Exemplos: Ir para cama no horário (todo dia) ou lavar as roupas (todo Sábado).

Afazeres: Atividades pontuais ou não frequentes. Exemplos: Mandar um cartão de feliz aniversário pro meu pai ou pegar o pacote nos correios.

Recompensas: brindes, indulgências e outras recompensas. Você pode comprá-las com o ouro que você consegue por completar tarefas. Recompensas podem ser dentro do jogo (armadura melhor) ou na vida real (comprar um livro novo). Recompensas disponíveis do jogo serão automaticamente adicionadas à aba de Recompensas, e recompensas da vida real podem ser manualmente adicionadas.

Dicas

Diárias são para coisas que você precisa fazer em dias específicos da semana. Se você falha em fazer essas tarefas, você terá punimento (perder 1 ou 2 pontos de vida). Se você está se sentindo sobrecarregado, considere tornar algumas Diárias em Hábitos (tarefas opcionais). Você também pode fazer uma Diária opcional clicando o botão de editar (ícone de lápis) e desmarcando todos os dias da semana. Você pode então gradualmente aumentar seu compromisso com as Diárias enquanto você fica mais forte (no jogo e na vida real!).

Se sua lista de tarefas é muito grande para acompanhar, use etiquetas para ajudar a filtrá-las por contexto, projeto, ou hora do dia.

Veja Nomeando Suas Tarefas para algumas dicas em nomear suas tarefas com precisão, ou referindo a elas em formas que irão te inspirar ou entreter. Também veja Exemplos de Diárias, Exemplos de Hábitos, Exemplos de Afazeres, Exemplos de Recompensas e Exemplos de Etiquetas para mais ideias.

Colocando metas em Tarefas

Se olhar para um monte de tarefas dá medo, ou você quer se desafiar:

5
  • Combine tarefas que são sempre feitas juntas em um único item: Rotina Matinal, Limpar a Cozinha. Você pode listar passos em uma listagem ou na área de notas.

Se você está tendo problemas em começar ou ignorando passos, tente:

  • Partir tarefas em pedaços menores.
  • Hábitos Divididos. Crie um Hábito fácil com a menor quantidade ou tempo para uma tarefa. Comece. Não pare antes do mínimo. Se você quiser continuar, clique em + para cada sessão extra.
  • Pausas Forçadas. Neste caso, selecione a quantidade ou tempo de trabalho. Pare quando o mínimo é completado. Tire uma pausa. Não pule a pausa! Continue só depois da pausa. A Técnica Pomodoro é um exemplo disso.
 

Tarefas Baseadas em Tempo: 20 minutos de exercício, 1 hora de leitura, 15 minutos lavando a louça.
Tarefas Baseadas em Resultados: ande para a cafeteria, corra 8 kilômetros, complete a Lissão 1.

Se sua produtividade é menor com tarefas de tempo, considere tarefas de resultados.

Projeto grande/longo? Nenhum marco de projeto? Considere listar Sessões & Resultado Final, exemplo:

  • Diária Projeto X por 20 minutos e Afazer Terminar Projeto X
  • Hábito 15 páginas de leitura, Afazeres Ler Livro X e Ler Livro Y.
  • Vise excelência. Não só lave a louça, faça a pia brilhar. Não só lave o carro, lustre até cintilar. Faça até o ponto em que você tenha prazer no trabalho completo. Isso oferece suas próprias recompensas.

Frequência de Tarefas

Experimente
  • várias vezes ao dia (Hábitos)
  • X vezes específicas no dia (Diária listada)
  • um pouco todo dia (Diária/Diária listada)
  • dia sim dia não (Seg, Qua, Sex)
  • fins de semana (Sáb, Dom)
  • dias úteis (Seg, Ter, Qua, Qui, Sex)
  • um dia na semana (Segundas)

Isso pode ser uma exceção à regra de que menos é mais fácil de começar. Talvez mais frequente é mais fácil de lembrar e/ou significa menos para fazer de uma vez só.

O melhor jeito de ver o quanto uma tarefa precisa ser repetida é experimentar. Escolha algo que parece ser fácil de lembrar e realizável para você e esteja pronto para reavaliar.

Se você tem problemas em manter uma tarefa, mudar a frequência ou o horário pode facilitar.

Acompanhando Tarefas Não Frequentes

Afazeres Se uma tarefa é fácil de lembrar e não é feita frequentemente e/ou em intervalos imprevisíveis, você pode colocá-la como um Afazer.

Diárias: Se uma tarefa é difícil de lembrar, uma Diária (ou Hábito) para checar se a tarefa precisa ser feita pode ajudar. "Checar se o lixo está cheio, esvazie se precisar" pode ser completada mesmo que o lixo não precise ser esvaziado. Ganhe pontos por checar e receba uma penalidade caso não o faça.

Listagem Diária: penalidades por obstáculos inevitáveis (chuva, não dá para colocar as roupas para estender) podem ser contornadas com um item (chovendo) na listagem. Marque a listagem feita, não a tarefa.

Repita a cada X dias: Na sua Diária, vá para "Opções Avançadas" > "Repetir". O normal é "em certos dias da semana", mas você pode selecionar "a cada X dias" no lugar. Se algo deve acontecer dia sim dia não ou a cada mil dias não importa mais!

Colocando a Dificuldade de uma Tarefa

O Que Determina Difícil

É difícil para você. Se tomar café da manhã é chato, coloque como Difícil, usufrua dos pontos extras e das recompensas e não ligue que O João Hábitão diz que é fácil.

Usando as Opções Avançadas da Dificuldade:

É para ser simples. Se a tarefa é mais difícil para você fazer ou começar a fazer, coloque em Difícil. Se parece fácil, use Fácil. Se isso parece tedioso, ignore as Listas. Isto é feito para te motivar, não para adicionar trabalho extra.

Dica: Se você está acompanhando o ganho de ouro atentamente, difícil é duas vezes mais do que fácil; médio é 1.5; trivial é 0.1.

Acompanhando Dificuldade por Listas

Listas em Diárias

Uma lista em uma Diária não tem efeito no ouro ou experiência recebido por essa Diária. Porém, listas em Diárias são úteis para acompanhar tarefas fáceis de fazer ou esquecer, como elementos de uma rotina matinal.

Pontuação: Se você tem 4 itens de lista em uma tarefa, cada item completado irá reduzir sua penalidade por um quinto (1/5). Você não receberá ouro ou pontos de experiência se você não completar a tarefa inteira.

Listas em Afazeres

Itens na lista de um Afazer valem o mesmo que o Afazer em si. Projetos difíceis e grandes podem ser acompanhados adicionando uma lista e os clicando à medida que são realizados. Você receberá seus pontos quando o Afazer for marcado completo. Se você decidir pular um item da lista e não clicar nele, você não ganhará pontos por ele.

Exemplo: Ler um Livro de Três Capítulos tem 3 itens na lista, Capítulo 1, Capítulo 2 e Capítulo 3. Cada capítulo vale 1 ouro. A lista inteira vale 3 ouros. Completar Ler um Livro de Três Capítulos vale 4 ouros.

Dica: Para evitar ganhar muito por um Afazer fácil com uma checklist longa, ao invés de ir marcando os itens, os delete quando completados ou antes de marcar o Afazer como completo.

Acompanhando Dificuldade com Hábitos

Hábitos Por Esforços no Lugar da Característica Dificuldade Avançada

Coloque um único + Hábito de Esforço e clique quantas vezes achar apropriado. Exemplo: Diária Lavar a Louça. Normalmente, você só completa a Diária, mas depois de uma festa você também pode clicar o + Esforço para colocar o esforço extra. Se desejado, use - por um trabalho mal feito.

Você pode ter um uma série de hábitos como trivial, fácil, médio e difícil para acompanhar rapidamente itens de dificuldades diferentes. Na verdade, você pode usá-los como um modo rápido de registrar tarefas que você fez recentemente mas não entraram na lista de Afazeres.

Conclusões Extras de uma Diária

Você pode criar hábitos individuais para corresponder algumas de suas Diárias e/ou Afazer para quantidades específicas de esforços extras: Diária de ler combinada com Hábito +1 página; Afazer Projeto X combinado com Hábito +1 hora de Projeto X; Diária de 15 minutos de Exercício combinada com Hábito +15 minutos de exercício.

Ordenando suas Tarefas

Você pode clicar-e-arrastar itens na sua lista para reordená-los. Algumas ideias para oderná-los:

  • Cronologicamente: de acordo com quando você planeja fazer as tarefas.
    • Por tempo: veja Planejamento do Habitica para ideias.
    • Aproximadamente na ordem ideal: veja Rotinas.
    • Dificuldade: Primeiro as mais difíceis ou primeiro as mais rápidas e fáceis ou uma mistura dos dois.
  • Por prioridade ou urgência, por exemplo, suas três tarefas mais importantes estariam no topo de suas Diárias ou Afazeres.
  • Das piores (vermelho escuro) para as melhores (verdes).
  • Misturando:
    • como Hábitios por piores-para-melhores, Diárias por Rotina, Afazeres por urgência;
    • ou suas três tarefas mais urgentes/importantes seguidas por ordem esperada de compleção.

Recompensas

Guia Rápido para Recompensas & Hábitos

+ Hábito, bom para estabelecer uma atividade regular + Ler no lugar de ver TV/

- Hábito, restringir ou penalizar uma atividade: - TV durante hora de estudo/trabalho.

Recompensas, atividades para equilibrar como ouro por 1 hr. de trabalho, em 3 horas, você consegue pagar 3 ouros por ½ hr de leitura/descanso.

Preço das Recompensas, encorajar uma forma de lazer sobre a outra: 5 ouros 1 hr de leitura, 10 ouros 30m de internet.

Não Esqueça Recompensas Customizadas explica a teoria atrás da lista de Recompensas. Basicamente, a lista de Recompensas equilibra suas tarefas e hábitos: te ajudando a balancear trabalho e pausas; abrindo espaço para jogar sem procrastinação; etc.

Valor Aproximado

1 tarefa normal por 1 ouro.

Quanto por Minhas Recompensas? Considere: quantas vezes você quer tirar pausas? Quantas vezes você quer poder comer doces?

  • Para ganhar uma hora de descanso por 4 horas de trabalho: se suas tarefas demoram mais ou menos uma hora, sua recompensa de 1 hora deve custar 4 Ouros, uma pausa de 15 minutos seria 1 Ouro.
  • Se suas tarefas são limpar comodos da sua casa e você quer uma recompensa a cada dois comodos limpos, 2 Ouros de recompensa.
  • Se você quer 1 doce por 1 ida à academia ou X calorias queimadas ou 3 porções de vegetais, 1 ouro para um cookie, etc..

Dica: Se você se vê fazendo Recompensas sem pagar por elas ou sentir que você não tem dinheiro suficiente para Recompensas do jogo, suas Recompensas customizadas podem estar muito altas.

E se minhas tarefas forem diferentes? Por exemplo, e se eu tiver tarefas que exigem a mesma quantidade de tempo, mas uma é muito mais difícil e precisa de mais pausas?

  • Use a habilidade de dificuldade: 1 hora de arrumação, difícil; 1 hora de digitação, normal (ou vice-versa).
  • Coloque quantidades diferentes: 30 minutos de arrumação; 1 hora de digitação.
  • Só veja como funciona e ajuste os valores quando precisar.

Veja também Exemplos de Recompensas Customizadas.

Dica: Se você responde mais ao pensamento de perder dinheiro do que perder vida, tente listar os Hábitos ruins na coluna de recompensas.

Dica: Ache Recompensas que são coisas que você quer e que normalmente você não iria se indulgir a tê-las.