FANDOM


Guildas são grupos sociais que permitem aos jogadores do Habitica discutir interesses semelhantes e participar em grupo dos desafios. Algumas das guildas atuais no Habitica incluem guildas para músicos, escritores, pais e estudantes estressados do ensino médio e universitários. Os jogadores podem encontrar as guildas na aba Social (link direto).

Guildas são livres para o acesso e uma parte importante da cultura Habitica. Se juntar a guildas com indivíduos que pensam como o jogador pode ajudar a manter sua motivação alta e o foco em interesses especiais. O jogador pode ser membro de várias guildas.

Participar de uma guilda é uma ação voluntária e ser membro de uma guilda não confere benefícios no ganho de pontos de experiência. Entretanto, no momento em que o jogador entrar em sua primeira guilda, ele receberá uma conquista que não acumula em seu perfil. Apesar de ser possível participar de desafios específicos da guilda, ser membro de uma guilda não possui efeitos em missões.

A lista de guildas que um jogador pertence é uma informação privada, portanto outros jogadores não podem ver as guildas que ele participa.

Para uma visão geral organizada das guildas públicas de tamanho médio e grande, o jogador deverá acessar a Guia de Guildas.


Interface da Aba Guilda

Guilds page

Tipos de Guilda

O Habitica oferece dois tipos de guilda: 

  • Guildas Públicas permitem que qualquer jogador se junte a ela ao clicar na opção "Participar".
  • Guildas Privadas só podem ser acessadas apenas através de convites e é necessário que um membro da guilda faça esse convite para novos membros manualmente.

Pre-visualizando uma Guilda Pública

Public Guilds iOS

Players can also view the names and descriptions of Habitica's public guilds on the iOS app. Click "join" to become a member of that guild.

Ao clicar no nome de uma guilda na lista de guilda, o jogador poderá ver as informações da guilda sem precisar tornar-se membro. O jogador poderá:

  • ler a descrição da guilda e a mensagem do líder;
  • ler as mensagens do chat;
  • postar mensagens;
  • participar dos desafios.

Entretanto, o jogador não receberá notificações quando o chat receber novas mensagens.

O jogador também pode visualizar uma guilda sem se juntar a ela ao clicar em um link da wiki (ex: Guia de Guildas e The Armory).

Não é possível visualizar uma guilda privada. O jogador deverá ser convidado para se tornar membro e aceitar o convite antes de pode ver o conteúdo de uma guilda privada.

Juntando-se a uma Guilda Pública

Uma vez que o jogador for para a seção Guildas, ele será encaminhado automaticamente para a aba de Guildas Públicas, onde ele encontrará a lista com as guildas públicas disponíveis.

  1. Para encontrar uma guilda compatível, o jogador pode:
    • Percorrer a lista;
    • Digitar uma palavra chave no campo de pesquisa. Por exmeplo, para encontrar artistas, o jogador deverá digitar "artista" no campo de pesquisa. Conforme o jogador digita a palavra chave, o Habitica restringe a lista de guildas disponíveis utilizando um algoritmo inteligente de busca. Se nenhuma guilda for compatível com os critérios do jogador, a lista desaparece.
    • Utilizar a função de busca de texto do navegador. Em quase todos os navegadores comuns, ao digitar CTRL-F (a tecla "ctrl" e a tecla "F" ao mesmo tempo a função de busca se inicia (essa função também se encontra no menu do navegador). Uma pequena caixa para texto aparecerá no canto superior ou inferior do navegador. O jogador deverá digitar a palavra chave e o navegador irá procurar exatamente por essa palavra chave. Por exemplo, para encontrar uma guilda sobre tricô, o jogador deverá buscar por palavras como "malha", "artesanato", "lã", "agulha", "pano", etc. na página de Guildas Públicas. Uma guilda sobre tricô provavelmente terá uma dessas palavras em sua descrição;.
  2. Para juntar-se a uma guilda, o jogador deverá clicar no botão verde "Participar" (a direita).
  3. O jogador será automaticamente levado à guilda e se tornará um de seus membros e receberá notificações quando novas mensagens aparecerem no chat.

Juntando-se a uma Guilda Pública após visualizá-la a partir de um Link

Se um jogador visualizou uma guilda sem se juntar a ela (conforme descrito acima), ele poderá se tornar um membro ao clicar no botão verde "Participar". Essa ação permitirá que o jogador receba as notificações da guilda.

Juntando-se a uma Guilda Privada

Guildas privadas nem sempre são guildas secretas. Por exemplo, uma guilda pública sobre produtividade pode ter uma guilda privada para que seus membros possam atualizar seus avanços que, de outra forma, lotaria o chat da guilda com mensagens desse tipo. Qualquer membro da guilda de produtividade pode solicitar um convite. Se o jogador souber de uma guilda privada que ele tem o interesse de participar, o processo é semelhante ao processo de juntar-se a um grupo. O jogador deverá:

  1. Encontrar seu ID do Usuário (UID);
  2. Entregar o Id do Usuário para um membro da guilda que irá enviar um convite;
  3. Aceitar o convite, que poderá se encontrado na aba Guildas;
  4. Irá para a tela de guildas para visualizar a nova guilda em sua lista.

Se uma guilda privada for uma guilda secreta, o jogador provavelmente não saberá nada a respeito até que alguém decida convidá-lo. Caso queira participar, o jogador deverá seguir os passos 3 e 4.

Guildas Solos

Uma guilda solo é uma guilda privada que pode ser criada para o próprio jogador. Existem diversos motivos para a utilização de guildas solos.

  • Criar desafios pessoais que darão recompensas ao serem completados;
  • Criar desafios que funcionam como substitutos de Afazeres futuros ou de longo prazo, quando a lista de afazeres do jogador estiver muito longa ou vermelha. O jogador pode entrar nos desafios quando estiver preparado para cumprir esses afazeres, que serão adicionados automaticamente em sua lista;
  • Criar desafios mensais utilizando a ideia Soluções Mensais para Problemas;
  • Utilizar o chat da guilda privada como notas ou diário.

Criação de uma Guilda

Guild-Create
  1. Antes de criar uma guilda, é extremamente recomendado que você leie a página sobre Dicas para Criação e Manutenção de Guildas. Em particular, certificar-se de que já não existe uma guilda similar e que você entenda a diferença entre guildas e grupos;
  2. Clique no botão "Criar";
  3. Insira o nome de sua nova guilda;
  4. Adicione uma descrição para sua guilda, certifique-se de que escolheu um nome e descrição que possam ser encontrados utilizando termos comuns de busca;
  5. Escolha se a guilda será privada ou não. Escolha com cuidado pois você não poderá mudar essa opção sozinho depois;
  6. Clique no botão "Criar Guilda;
  7. Uma pop-up irá aparecer perguntando se você deseja gastar 4 Gemas para criar a guilda. Clique em "ok". Parabéns! Você começou sua própria guilda. Aprenda mais sobre como promover sua guilda pública ou como prover sua guilda privada via uma guilda pública pareada para aumentar a atividade e o número de membros da guilda.

Mudando uma Guilda Privada para Pública ou Pública para Privada

Após criar uma guilda, caso queira mudar seu status, você deverá pedir a um administrador que faça isso. Por favor, não tome essa decisão de forma leviana, pois os administradores possuem muitas tarefas; você deve ponderar com cuidado se deseja que a guilda seja pública ou privada antes de criá-la.

Caso seja necessário a mudança de status, proceda da seguinte forma:

  1. Anuncie no chat da guilda que você deseja modificar o status de privacidade da guilda. Explique para a guilda o que essa decisão significa.
  2. Caso a guilda seja privada e você quer alterar o status para público:
    1. Pergunte se algum membro se opõe a essa decisão. Caso sim, considere as preocupações desse(s) membro(s) com cuidado. Lembre-se que eles entraram na guilda com o entendimento de que suas conversas permaneceriam privadas. Eles podem ter motivos válidos para não quererem perder a privacidade deles;
    2. Espere por um mês. Esse tempo permitirá aos membros que estiverem temporariamente ausentes a retornarem, e a considerarem sua proposta;
    3. Para guildas recentes ou com poucos membros, os administradores podem abrir exceções para a janela de um mês, dessa forma, você poderá prosseguir para os próximos passos mais rápido, caso seja de seu interesse. Entretanto, se eles pedirem para você esperar um mês, por favor respeite a decisão deles. É improvável que eles abram exceções para guildas grandes ou antigas;
    4. Se o chat da guilda for muito movimentando, poste outras vezes durante a janela de um mês para garantir que a mensagem esteja facilmente visível;
    5. Ao final do mês, reveja o nome, descrição, mensagem do líder e todas as mensagens do chat da guilda para certificar-se de que não há nenhuma violação das Diretrizes de Comunidade (palavrões, juramentos religiosos, material violento ou ofensivo, etc). Remova esse tipo de conteúdo antes de tornar a guilda pública. Os administradores podem remover as mensagens, caso o autor não queira remover - por favor, certifique-se de que os administradores estejam cientes disso.
  3. Se a guilda for pública e você quiser alterá-la para privada, você não precisa perguntar se algum membro se opõe a essa decisão e esperar pela janela de um mês, pois a guilda não possui conversas privadas. Pode ser interessante questionar os membros caso exista muita informação na guilda, que você e outros membros queiram usar como referência, quando necessário, e irá impedir que outros membros de entrarem na guilda sem um convite direto.
  4. Convide um administrador para a guilda (ex: Alys, d904bd62-da08-416b-a816-ba797c9ee265);
  5. Imediatamente após enviar o convite, envie uma mensagem pessoal para o administrador para que ele saiba que foi convidado para a guilda. Dica: Após enviar o convite, o nome do administrador deve aparecer na lista de convites da guilda (talvez seja necessário recarregar a página para ver a atualização). Você pode clicar no nome do administrador para acessar seu perfil. O botão para enviar uma mensagem particular está abaixo do nome de usuário.

Quando o administrador entrar na guilda, ele irá checar se existe alguma mensagem sua no chat dizendo para os membros da guilda sobre a mudança de status. Se a guilda mudar de privada para pública, o administrador irá:

  • verificar se os membros foram informados sobre a mudança há pelo menos um mês e verificar se lembretes foram enviados, se necessário;
  • verificar se nenhum membro se opôs ou se suas objeções foram escutadas e lidadas de forma apropriada;
  • verificar se a guilda não contém nenhuma violação das Diretrizes de Comunidade em seu nome, descrição, mensagem do líder e chat.

Se tudo estiver de acordo, o administrador irá mudar o status de privacidade da guilda. Eles podem decidir permanecer como membro da guilda caso eles se interessem pelo tópico da guilda, ou se ele sentir quer a guilda precisa ser observada por um período (por exemplo, isso pode ser necessário se a guilda tiver conteúdo que violam as Diretrizes da Comunidade).

Banco da Guilda

Guild-Bank

As quatros Gemas que o líder da guilda gastou em sua criação são depositadas no Banco da Guilda. Ela podem ser utilizadas como prêmios de desafios.

Quando o líder da guilda cria um desafio que premia o vencedor com gemas, o prêmio é tirado do Banco da Guilda por definição. A quantidade pessoal de gemas do líder da guilda será utilizado como prêmio de desafio apenas se o prêmio exceder a quantidade de gemas do Bando da Guida.

Não é possível adicionar gemas no Banco da Guilda após a criação da guilda. Existem poucos motivos para se fazer isso. As gemas no Banco são utilizadas apenas para criar desafios e os jogadores podem gastar suas próprias gemas na criação de um desafio. Se um jogador decidir pagar outro jogador para criar um desafio, ele deverá presentear diretamente o outro jogador.

Personalização da Guilda

Uma vez criada, é possível modificar uma série de configurações relacionada à guilda (essa configurações podem ser modificadas por um moderador). Na página principal da guilda, clique no botão "Editar Grupo". Essa ação irá expandir uma nova janela que lhe dará várias opções. Você pode mudar o nome da guilda aqui e definir ou mudar a descrição. Você também possui as seguintes opções:

Restrição na Criação de Desafios

Existe também a Opção de Privacidade "Apenas o Líder pode criar Desafios". Essa opção vem desmarcada por padrão pois na maioria das guildas, os desafios criador por outro membro são incentivos bem vindos à guilda. Entretanto, o líder da guilda tem a opção de impedir que outros membros criem desafios dentro da guilda (guildas em que essa funcionalidade é utilizada são raras).

Nomeando um Novo Líder para a Guilda

A última opção é "Nomear um Líder para o Grupo", que pode ser útil caso você queira sair e passar a liderança para outro membro da guilda. Atualmente, o site mostra apenas 30 membros. Para transferir a liderança para um membro que não aparece entre os 30, leia as Ferramentas de Dados de Grupos e Guildas.

Se você sair do grupo sem nomear um novo líder da guilda, um membro aleatório do grupo automaticamente se tornará o novo líder da guilda. Leia mais sobre transferência de liderança e guildas indesejadas aqui.

Nota: Após criar uma guilda pública você pode deixá-la, mas não removê-la. Mesmo que não haja outros membros. Você deverá enviar uma mensagem na guilda Report A Bug e solicitar que a guilda seja removida.

Excluindo uma Guilda

Guildas Privadas

Quando o último membro sair de uma guilda privada, ela se torna inacessível e invisível para todos os jogadores. A guilda será deletada na próxima limpeza do banco de dados.

Guildas Públicas

Guildas públicas só podem ser deletados por administradores do Habitica. Guildas públicas vazias continuam existindo, permanecem visíveis na lista de guildas e podem ser utilizadas por todos os Habiticanos. Se você deseja que uma guilda seja excluída, por favor entre em contato com um administrador do Habitica através da guilda Report a Bug. Por favor inclua:

  • O ID do Grupo da guilda, que pode ser encontrado na coluna da esquerda na página da guilda. Será uma linha com caracteres aleatórios;
  • O nome da guilda.

Se ainda existir membros ativos ou desafios criados por membros Habiticanos ativos, por favor converse com eles primeiro! Pense sobre a ideia de tornar privatizar a guilda caso exista desafios e informações que outros membros e/ou você possam querer acessar.

Transferindo a Propriedade da Guilda

O proprietário da guilda pode alterar o líder da guilda e sua descrição na seção Nomeando um Novo Líder para a Guilda.

Se o dono sair a guilda sem nomear um novo líder, um membro aleatório será nomeado como novo líder automaticamente.

Atualmente não existe nenhum mecanismo dentro do jogo para transferir para outro jogador a liderança de uma guilda que foi abandonada pelo dono, mas que ele permanece como membro. A política atual é que, em muitos casos, um líder de guilda precisa estar inativo por pelo menos 6 meses antes que um administrador considere mudar a propriedade da guilda sem o consentimento do dono. Os administradores geralmente preferem escolher membros antigos como candidato a líder da guilda. Entretanto, essa decisão é feito observando cada caso.

Se existirem membros ativos na guilda, a mudança de liderança deve ser discutida antes no chat da guilda antes que os administradores sejam contatados.

  • É necessário um ou mais voluntários para a liderança da guilda (Nem todo mundo deseja ser líder da guilda!);
  • Os membros da guilda devem ser perguntados quem eles querem como novo líder da guilda;
  • Os membros da guilda também podem decidir que eles nem querem um membro da guilda ativo.

Quando essas decisões forem tomadas, o método sugerido para contatar os administraores é através de uma mensagem na guilda Report a Bug. Na mensagem, inclua:

  • O nome de exibição e o ID do Usuário (UID) do novo dono sugerido. Você pode encontrar o UID clicando no nome do usuário na Taverna ou no chat do grupo;
  • O ID do Grupo da guilda, que pode ser encontrado na coluna esquerda na página da guilda. Será uma outra linha de caracteres aleatórios;
  • O nome da guilda.

Note que se uma guilda for pública, um administrador muitas vezes irá procurar pela discussão sobre a mudança de liderança, no chat da guilda, após receber a mensagem. Caso isso não seja possível, por exemplo, se a parte relevante da conversa tiver ficado para trás, ou se boa parte da discussão aconteceu em outra guilda ou por meio de mensagens privadas, os administradores acharão útil se você também incluir essas informações na sua mensagem.

Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas na subseção da página wiki Dicas para Criação e Manutenção de Guildas: Transferência da Liderança de uma Guilda. Essa subseção foi escrita para o caso de um líder ativo que queira encontrar um novo líder, mas a maior parte das informações também ajudam no caso de um líder de guilda inativo.

Participando de Guildas

Chat do Fórum

Guildas são essencialmente fóruns para conversar sobre interesses em comum. Os chats dos fóruns suportam um tipo de formatação chamado Markdown (ver: Dicas de Formatação Markdown). Essa funcionalidade permite que você formate seu texto de várias maneiras e também permite o uso de emojis (também conhecido como emoticons) nas suas mensagens do fórum. Para participar das discussões da guilda apenas envie sua mensagem na caixa do chat e aperte enter.

As 200 mensagens mais recentes são guardadas em qualquer chat de fórum, com base em seu horário de publicação. Toda mensagem possui um marcador "+1" que pode ser clicado e votado caso você goste da mensagem; não é possível dar votos negativos e você não pode votar em seus próprios comentários.

Desafios

As guildas também abrigam uma ampla variedade de desafios. Os desafios de sua guilda estão localizados na barra lateral da esquerda, abaixo da lista de membros. Ao clicar no desafio você será redirecionado para a página social do desafio. Essa página permite que você encontre mais informações e participe do desafio.

Arquivo:Challenge.jpg

Líderes de guildas podem escolher permitir que qualquer membro crie os desafios, ou podem escolher que ninguém além deles mesmos criem desafios. Se o líder da guilda permitir que qualquer membro crie desafios, os membro poderão recepcionar seus próprios desafios. Os desafios criados em uma guilda são semi-privados. Eles são visíveis somente para os membros e visualizadores da guilda selecionada.

Os desafios da Taverna são considerados públicos, pois todo Habiticano é automaticamente membro da guilda da Taverna.

Para mais informações sobre desafios e como criá-los, por favor vá até Desafios.

Saindo de uma Guilda

Arquivo:GuildMembers.png

Caso você decida sair de uma guilda, proceda da seguinte forma:

  • Vá até a página de Guildas (link direto);
  • Clique no nome da guilda que deseja sair;
  • Clique no botão vermelho Sair localizado abaixo dos desafios da guilda, na coluna da direita;
  • Clique no botão "Ok" da pop-up.