FANDOM


13.png

Hábitos são um dos três tipos principais de tarefas no Habitica, junto com Diárias e Afazeres. Os hábitos de um jogador podem ser encontrados na coluna de Hábitos, localizado na coluna mais à esquerda da página principal de tarefas. Não há limites para o número de hábitos que você pode criar.

Recompensas e Perdas

Assim como hábitos da vida real, hábitos no Habitica podem ser bom, mal ou ambos.

  • Bons hábitos, denotados por um sinal de (+) são recompensados com Pontos de experiência (EXP), Ouro e Pontos de Mana.
  • Maus hábitos, denotados por um sinal de (-) são penalizados com perda de vida e uma perda de mana tanto quanto seria o ganho se clicasse no "+". A Mana não pode descer abaixo de zero.
  • Hábitos que sejam tanto positivos (+) quanto negativos (-) podem ser usados para objetivos em que o jogador quer ser recompensado por cumprir o objetivo ou penalizados por não cumprir.

Cores dos Hábitos

Clipart-rosemonkeyct-meditation.png
Novos hábitos começam com um valor de tarefa de zero. Completando um bom hábito, ou seja, clicando no (+) aumentará o valor da tarefa, eventualmente mudando a cor da tarefa de amarelo para verde e, finalmente, para azul. De modo similar, clicar no (-) de um hábito ou não completando-o reduzirá seu valor de tarefa, o deixará vermelho e cada vez mais escuro. Para uma explicação mais detalhada sobre como as cores dos hábitos funcionam, dê uma olhada em cores de tarefas.

Hábitos tanto com símbolo de (+) e de (-) habilidades não melhorarão seu valor sem a ação do jogador nem tampouco terão seu valor reduzido. Apenas hábitos com apenas (+) ou apenas (-), no entanto, ficarão mais amareladas com o passar do tempo, ou seja, seu valor tenderá a voltar ao zero. Para mais informações, veja Modos como o valor das tarefas é modificado.

Nível de dificuldade

O jogador também poder selecionar um nível de dificuldade para seus hábitos. Os níveis de dificuldade são trivial, fácil, médio e difícil, sendo fácil o padrão para um hábito novo. Quão mais alto o nível de dificuldade de um hábito, maior a experiência e ouro - mana não muda - que o jogador receberá quando clicar no "+". Da mesma forma, quanto mais for a dificuldade, maior será o montante de vida - mas não mana - que o jogador perderá ao clicar no "-".

Atributos

O jogador também pode selecionar o atributo de um hábito dentre as 4 possibilidades: Força, Inteligência, Percepção, e Constituição. Atributos só podem ser selecionados se a alocação de atributos baseada em tarefas estiver habilidade. O atributo padrão é Força. O atributo de um hábito pode ser alterado em Opções Avançadas.


Hábitos Padrão

Quando um jogador cria sua conta no Habitica, três hábitos padrão são exibidos. Eles são postos como demonstrativos com o intuito de ilustrar funcionalidades. São eles:

  • Comer Porcaria: Com apenas um sinal de "-", esse é um exemplo de hábito negativo. O jogador não ganha nada por comer porcaria, mas podem perder vida e mana.
  • 1h de trabalho produtivo: Com apenas um sinala de "+', esse é um exemplo de um bom hábito. O jogador não pode perder vida por não trabalhar, mas ganha experiência, ouro e mana por trabalhar.
  • Usar as escadas: Com tanto um símbolo de "+" e um de "-", esse é um exemplo de um hábito que tanto monita o desenvolvimento de bons hábitos (usar as escadas) quanto a quebra dele (usar o elevador). Se você usar as escadas, ganha experiência, ouro e mana. Enquanto que, se você usar o elevador, perde vida e mana.
    14.png

    Hábito positivo e negativo

    15.png

    Hábito apenas positivo

16.png

Hábito apenas negativo

Esses hábitos de exemplo são bastante genéricos e flexíveis. Jogadores poderão interpretá-los e utilizá-los de acordo com sua própria interpretação. E tudo bem se isso acontecer, faça o que funcionar para você. Uma pessoa pode considerar "Usar as escadas" como subir 2 lances de escada enquanto outra pode considerar 10 lances de escadas para a mesma coisa. Outra pessoa pode interpretar descer as escadas ao invés de somente subir. Alguém com problemas de saúde, por exemplo, pode até inverter o sentido do "+" e "-" para que seja ruim usar as escadas e bom de usarem o elevador. As possibilidades são infinitas. Se você precisar de mais ideias para criar seus hábitos, dê uma olhada em Criando sua lista de hábitos abaixo para dicas de como iniciar e um manual detalhado com ainda mais informações que poderão te ajudar.

Criando sua Lista de Hábitos

01.png

Para criar sua lista de hábitos:

  1. Edite ou delete os hábitos padrão:

Você pode considerar que alguns funcionem para você. Nesse caso, sinta-se livre para mantê-los, mas não fique triste se quiser deletar. Você sempre poderá adicioná-los novamente no futuro, caso precise.

  1. Adicione um ou mais hábitos que você quer melhorar:

Tente começar com alguns poucos hábitos e ir construindo conforme for necessário. É mais fácil adicionar mais conforme você ganha confiança na mudança de hábitos. Para dicas sobre se seu hábito deve ser um Afazer, Hábito ou Diária, verifique Esta tarefa deveria ser um Hábito, Diária ou Afazer? no FAQ.

  1. Positivo ou Negativo?

Decide se este hábito é bom ou ruim ou que ele possua um comportamento que possa tanto ser bom ou ruim por oferecer progresso ou de cair em tentação. Por padrão, um hábito criado terá a possibilidade de ser tanto bom quanto ruim. Para fazê-lo um bom hábito, clique no "-" para desabilitar a opção negativa. De forma similar, para torná-lo apenas um hábito ruim, clique no "+" para desabilitar a opção positiva. Em geral, você pode trocar as ações possíveis do hábito clicando em qualquer um dos botões no site ou clicando na checkbox no app.

  1. Adicione Tags:

Etiquetas são usadas para especificar um período de tempo específico ou uma área específica da sua vida na qual a tarefa tem relevância. Por padrão, uma conta começa com 3 tags que podem ser usadas em suas tarefas, são elas: 'manhã', 'tarde' e 'noite'. Você pode adicionar suas próprias tags clicando logo abaixo do seu avatar, na porção mais à esquerda superior da página. Algumas outras possibilidades de tags incluem "Escola" e "Exercício". Veja as Etiquetas de Exemplo para mais ideias.

  1. (Opções avançadas) Especifique a Dificuldade:

Mudar a dificuldade de um Hábito, que por padrão é criado no fácil, pode ajudar a te motivar a completar hábitos que são mais difíceis ou que consomem mais tempo. Não há um modo definido de como decidir sobre qual a dificuldade que um hábito deva ter, seja ele trivial, fácil, médio ou difícil, mas uma boa estratégia é definir maiores dificuldades conforme você considerar que o hábito seja mais difícil, consuma mais tempo ou que seja desgastante. Quão maior for a dificuldade de um hábito, mais ouro e experiência você receberá por completá-lo. A quantidade de mana ganha não aumentará com a dificuldade.

  1. (Opções Avançadas) Atributos:

Se você usar a Alocação automática de atributos baseada em tarefas, as Opções Avançadas te darão um menu com 4 opções para atributos: Força, Inteligência, Percepção e Constituição. Os atributos não aparecerão na página de edição do hábito a menos que você tenha habilitado a alocação automática de atributos baseada em tarefas.

  1. Comece a Monitorar!

Clique no botão 'Salvar e Fechar' para salvar suas personalizações e começar a se tornar mais produtivo!

Adicionando um Novo Hábito

02.png
1. Para começar, digite o título do hábito na caixa branca abaixo de "Hábitos" e clique no botão de "+". Por exemplo, se você quiser se encorajar a estudar química 30 minutos por dia, digite "Estudar Química - 30min" n campo de texto.

2. Clicar no botão de "+" coloca o novo hábito no topo da lista de Hábitos.

03-0.png

3. Se você tiver problemas com química, você poderá querer modificar a dificuldade de Médio para Difícil. Clique no botão de lápis próximo à tarefa para abrir a tela de edição.

E pronto! Você adicionou um novo Hábito. Veja Preparando sua lista de hábitos para detalhes sobre quais opções estão disponíveis para personalização.

Mostrar/Esconder animação mostrando como adicionar um novo hábito

Add New Habit(Demonstration).gif


Adicionando Múltiplos Hábitos

Para adicionar vários hábitos de uma só vez, clique no botão "Adicionar Múltiplos". Uma caixa irá abrir onde você pode adicionar vários Hábitos. Clique no botão de "+" quando terminar.

Para adicionar múltiplos hábitos com tags, selecione uma tag e, então, adicione os Hábitos.

Mostrar/Esconder animação de adicionar vários hábitos

Adding Multiple Habits(Demonstration).gif


Reorganizando Hábitos

04-0.png

Hábitos, como Diárias, Recompensas e Afazeres, podem ser reorganizados ao segurá-los e soltá-los em sua nova posição. Também podem ser reorganizados ao clicar no botão Enviar Tarefa para o Topo. Segurar Ctrl ou Cmd enquanto clica no botão Enviar Tarefa para o Topo fará com que a tarefa vá para a parte mais baixa.

Botão de Ajuda

O botão de ajuda fica na parte superior direita da coluna de hábitos. Esse botão, quando clicado, revelará algumas rápidas informações sobre hábitos e como começar a fazer suas tarefas, etc. Isso é útil quando você não tem tempo para consultar a wiki para detalhes mais explicados.

Abas de Hábitos

05-0.png

Você pode separar sua lista de hábitos usando as abas no topo ou na parte de baixo da coluna de Hábitos. As opções são Todos, Fracos e Fortes. Clicando na aba Fracos irá mostrar apenas os hábitos com cor amarela, laranja ou vermelha. Clicando na aba Fortes mostrará apenas os azuis e verdes.

Verificando seus Hábitos

06-0.png

Há momentos que você irá querer verificar se um hábito já foi feito num dia específico. Um modo de fazer isso é clicando no ícone com um gráfico de monitoramento do hábito em questão. Olhe na parte mais baixa à direita do gráfico para ver se a data de hoje aparece. Você também pode verificar com que frequência esse hábito vem sido clicado nos últimos dias.

Para determinar precisamente se seu hábito já foi clicado durante um dia específico, passe o ponteiro do mouse em qualquer direção da linha so gráfico de monitoramento. O gráfico também mostrará informações sobre a data e o valor da tarefa naquele momento, o que também deixará claro se você clicou ou não no hábito naquele dia bem como te dar indicações de quantas vezes você clicou.

Outros meios de verificar seu progresso de hábitos são a Ferramenta de Exportação de Dados e a Ferramenta de Exibição de Dados.

Existem algumas limitações nos dados armazenados, os quais são explicados na página de Exportação de Dados. Enquanto que a explicação fala sobre dados exportados, também é verdade que você pode ver os mesmos dados no gráfico de monitoramento nas tarefas, levando em conta que o mesmo conjunto de dados é utilizado.

Hábitos Nulos

Você pode desabilitar tanto a opção de "+" quanto de "-" num hábito para criar Hábitos Nulos, os quais podem ser utilizados de vários e criativos modos.

Usando Hábitos como Lembretes e Citações

08-0.png

Hábitos podem ser usados como lembretes para itens que não precisam de uma ação mas são bons para manter ma mente. Por exemplo, um jogador poderá encontrar uma citação inspiradora ou uma dica útil para melhorar sua vida.

  1. Cria um hábito contendo a citação ou dica.
  2. Edite o hábito para desabilitar tanto o sinal de "+" quanto de "-".
  3. Você também pode adicionar emoji para fazer seu hábito aparecer melhor, quem sabe um :elephant:, porque elefantes nunca esquecem!
  4. Arraste o hábito para o topo da sua lista de hábitos ou use o botão de Enviar Tarefa para o Topo para melhorar a Visibilidade.
Mostrar/Esconder animação mostrando como usar hábitos como dicas e citações

Habits for Reminders Quotes(Demonstration).gif


Usando Hábitos como Divisores

07-0.png

De modo similar a usar hábitos como lembretes ou citações, adicionar hábitos nulos em conjunto com formatação de texto pode dar aos jogadores um modo fácil de reorganizar seus Hábitos. Veja a Página de Formatação de Texto para ajuda com formatação.

Mostrar/Esconder animação mostrando como usar hábitos como divisores

Habits as Dividers(Demonstration).gif


Veja Também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória