FANDOM

Diárias são usadas para gerenciar tarefas agendadas de uma forma repetível. Isso dá ao usuário a liberdade

Tarefas Diárias.png

de incorporar tarefas tanto da sua rotina diária, semanal ou que precisem se repetir a cada 10 ou 15 dias, por exemplo. Por exemplo, fazer faxina na sexta ou anotar seu progresso nos estudos a cada 15 dias podem ser usados como diárias. Não há limite para o número de diárias que podem ser criadas.

Note que apesar deste recurso se chamar "Diárias", o usuário pode definir que suas Diárias se repitam em diferentes intervalos. Por exemplo, uma vez por semana ou por vez. Dessa forma, suas diárias podem ser tanto semanais quanto mensais ou mesmo "segundais" - só nas segundas. Mais informações em como fazer isso abaixo.

Efeitos de diárias

Recompensas

Quando uma diária é marcada como feita ela muda de cor para cinza e o usuário ganha pontos de experiência, ouro, mana, uma chance de tesouro, uma chance de acerto crítico e aumenta o contador da diária.

A quantidade de mana ganha ao marcar uma diária como feito não depende do histórico da Diária, mas sim de uma porcentagem fixa. Quando o total de mana do usuário for menor que 100, o usuário sempre ganhará 1 de mana para cada diária marcada. Quando o total de mana ultrapassar 100, o usuário ganhará 1% desse total.

Combo

Recompensa.png

Diárias tem uma caixa de marcação que o usuário deve marcar quando termina a tarefa. Habitica guarda quantas vezes seguidas o usuário marcou a Diária como Combo. Combos maiores possuem várias vantagens

Missões

Se o jogador está participando numa missão, todas as Diárias marcadas irão dar dano no Chefão ou auxiliar encontrar itens de Coleta para a missão.

Desmarcando uma Diária

Quando uma Diária é desmarcada, ela retorna à sua cor normal, o contador de Combo reduz em 1 e o usuário perde os pontos de experiência, ouro e manda que recebeu quando marcou esta Diária. Da próxima vez que a Diária for marcada, um pouco menos de ouro será dado ao jogador. Dano ao Chefão não é removido, o que significa que ficar marcando e desmarcando uma Diária vai dar dano repetido ao Chefão e quebrar o sentido da Missão. Se um tesouro é recebido, ele também não é removido quando a Diária é desmarcada. Esse é um comportando esperado. Esse comportamento foi melhorado por alguns usuários para criar um Poço dos Desejos.

Diárias Não Completadas

Se uma Diária não é marcada até meia noite ou até o Início Personalizado do Dia, o usuário perde pontos de vida e o Combo é retornado para zero. Se o jogador está participando numa Missão com Chefão, o Chefão vai causar dano para o usuário e todos os outros usuários que estiverem participando desta Missão no Grupo do usuário. Além disso, o usuário vai receber menos mana no Cron quando deixa Diárias não marcadas.

Outros Efeitos

Se um jogador consistentemente marca suas Diárias, ele vai receber cada vez menos ouro e experiência dessa Diária ao longo do tempo. No entanto, o usuário também vai perder menos vida se a Diária não é marcada ocasionalmente. A redução em ouro ganho é parcialmente compensada pelo pequeno bônus de ouro recebido por aumentar o Combo da Diária.

Se um jogador não marca uma Diária com frequência, a Diária irá causar cada vez mais dano. No entanto, mais ouro e experiência será dado ao marcar a Diária. O sistema de Diária é feito de tal forma para encorajar os usuários a trabalhar no que tem maior dificuldade, dando-lhes maiores recompensas por isso.

Preparando sua Lista de Diárias

Para preparar sua lista de diárias:
Clipart-rosemonkeyct-reading.png
  • Adicione uma ou mais Diárias para enquadrar em seus objetivos pessoas. Considere iniciar devagar e não exagerar. É melhor adicionar pouco a pouco e conseguir fazer tudo que se frustar colocando metas irreais.
  • Otimize suas Diárias - veja as Opções Avanças abaixo.
  • Começe a monitorar!

Adicione Nova Diária

Aqui estão algumas instruções mais detalhadas em como adicionar uma Diária à sua lista de Diárias:

03.png
1. Para começar, simplesmente digite o título da diária na caixa branca abaixo de "Diárias" e clique no sinal de "+". Por exemplo, se você quer se encorajar a usar mais fio dental, coloque "Usar Fio Dental" na caixa de texto.
2. Clicar no botão de "+" adicionará a Diária ao topo da sua lista.
05.png

3. Se você achar difícil a tarefa que adicionar, você pode clicar no Lápis ao lado da Diária e alterar a

dificuldade para difícil. Ou fácil. Ou outra.

E é isso! Você adicionar uma nova Diária. Veja a seção abaixo para detalhes sobre as opções disponíveis para customizar suas Diárias.

Adicionando Múltiplas Diárias

Adicionar multiplas diarias.png

Para adicionar múltiplas Diárias de uma vez, clique no link "Adicionar Múltiplos". A caixa de texto será expandida, deixando que você digite várias diárias, sendo uma por linha. Clique no "+" quando terminar.

Para adicionar múltiplas Diárias com Tags, selecione a Tag e, depois, adicione suas Diárias.

Listas

Limpar a cozinha.png

Algumas vezes, uma tarefa pode ter muitas sub-tarefas envolvidas.

Por exemplo, "Limpar a Cozinha". Usuários podem usar Listas para ajudar a ter uma melhor visão dessas sub-tarefas. Se um usuário não completar todas as sub-tarefas, marcar sub-tarefas completadas reduzirá o dano e dará mana ao fim do dia ao usuário caso ele não complete a Diária.

Para uma descrição completa sobre Listas, visite a página.

Opções Avançadas

Cada tarefa é unica e as Opções Avançadas deixam que o usuário tenha a liberdade de modificar uma tarefa de acordo com o quão difícil ele a julga ser e ajustá-la de acordo com outros aspectos da vida real, como a frequência com a qual tal tarefa se repete.

Data de Início

Aqui você pode inserir uma data futura na qual você deseja que a Diária se torne ativa. Antes desta data, a Diária não receberá obrigação de ser feita e continuará cinza, não trazendo prejuízos caso não seja feita. Desse modo, você pode criar e monitorar futuras diárias que pretende iniciar mas que ainda não são necessárias.

Exemplos para usar a Data de Início:

  • Você está de férias e não precisa de suas Diárias relacionadas ao trabalho. Ao invés de remover as Diárias ou os dias em que esta é ativa, tudo que você precisa fazer é escolher a data de início como sendo a data que você volta ao trabalho. A Diária então ficará cinza e inativa até a Data de Início.
  • Você cria uma diária que quer que se repita nas segundas a cada 14 dias, mas hoje é quinta, então você pode colocar a data de início para segunda-feira e ela ficará inativa até lá.

Repetição 

Clique na seta para escolher entre "Em Certos Dias" (da semana) ou "A cada X Dias". A seleção que você fizer afetará as opções abaixo de "Repetir a cada", como será descrito na próxima seção.

Repetir a Cada

Se, na seção acima, "Em Certos Dias" estiver marcado, então esses dias da semana serão mostrados e você poderá clicar nos dias da semana que NÃO quer que a Diária fique ativa. Clique novamente para reverter.

Se, na seção anterior, você escolher "A cada X Dias", então uma mensagem de texto irá aparecer ao invés dos dias da semana e você poderá escolher o intervalo pretendido. 

Um exemplo de usar a "Data de Início" e a opção "Repetir a Cada" juntos: 

  • Você esteve usando uma Diária "A cada 3 dias" por um tempo e você precisa pular essa diária um dia mas ainda quer continuar fazendo-a a cada 3 dias depois disso. Você pode avançar a data de início para o próximo dia que ela deveria voltar a funcionar depois do dia pulado.

Dificuldade

Attributeselection.png

The task difficulty and attribute selection screen.

Os níveis de dificuldade são trivial, fácil, médio e difícil. Quando uma Diária é adicionada, a dificuldade será colocada automaticamente como fácil. Diárias Triviais darão menos ouro, mas também darão menos dano se não forem marcadas ao final do dia. Dificuldades média e difícil recompensarão com mais ouro, mas darão mais dano se forem deixadas desmarcadas ao fim do dia. Desse modo, o jogador poderá ajustar suas Diárias de acordo com as dificuldades das tarefas na vida real: se usar fio dental é menos difícil pra você que lavar os pratos, então essas duas Diárias não deveriam ter a mesma dificuldade no Habitica.

Atributos

Se a alocação automática de atributos das tarefas estiver ativada, as diárias poderão ser designadas para um específico atributo de tarefa. No menu de Opções Avançadas, clique em um dos tipos disponíveis de Atributos para designar a Diária como tendo este atributo. Os tipos disponíveis são Força, Inteligência, Percepção e Constituição. Se a alocação automática de atributos das tarefas estiver em uso, novas Diárias serão criadas com o atributo Força como padrão e o jogador poderá modificar o atributo selecionando um outro. Habitica usará o atributo da tarefa para distribuir os atributos do jogador de acordo com suas tarefas quando o jogador passar de nível.

Restaurar Combo

De modo Manual, restaura o Combo perdido devido a um erro de sincronia ou razões pessoais. Veja Restaurar Combo.

Diárias Cinzas

06.png

Se uma Diária aparecer cinza, isto significa que ou:

  • o jogador já marcou esta tarefa hoje. Senso assim, um símbolo de marcado aparecerá.
  • esta tarefa não está agendada para hoje.

Se uma Diária está acinzentada por culpa de seu agendamento, o jogador:

  • Não perderá pontos de vida por não marcar a tarefa.
  • Não perderá seu combo por não marcar a tarefa.
  • Pode marcar esta tarefa para ganhar ouro, experiência e Combo.
  • Pode causar dano a um Chefão de Missão ao completá-la.

Para mais informações sobre o resto das cores das Diárias, leia O que as cores das Tarefas Representam?

Se você está tendo problemas para entender as cores das Diárias, basta seguir essa simples explicação que o Contribuidor do Habitica Taldin escreveu: "Se está entre vermelho e azul, há algo para tu. Se está meio acinzentado, você pode ficar relaxado."

Listas em Diárias Cinzas

Listas para Diárias Cinzas não guardam o que você marcou de um dia para o outro. Assim que iniciar o próximo dia, todos os itens da Lista da Diária Cinza irão ser desmarcados.

No entanto, isto NÃO acontece para uma Diária Cinza se você não marcou a Diária em si como completa. O Cron não irá remover itens da Lista até o fim do dia que a Diária estiver agendada ou até que você complete a Diária em si. Você pode ver usos para isto em Listas.

Usos alternativos para Diárias Cinzas

Apesar de representarem, em primeira instância, tarefas que ou foram marcadas ou que não estão agendadas para o dia corrente, diárias cinzas podem servir outros usos.

Tarefas de Longa Duração

Diárias cinzas podem ser úteis para representar tarefas que acontecem uma vez na semana sem importar o dia, bastando remover todos os dias do agendamento da tarefa. Pelo fato de tarefas cinzas ainda poderem ser marcadas a qualquer momento e gerar ouro, experiência e combos, elas continuam servindo como tarefas mesmo sem estar atreladas a uma data ou dai específicos.

Jogadores que prefiram manter suas listas de afazerem mais imediatistas também podem monitorar outras tarefas de longa duração ou ainda superar suas metas com Diárias Cinzas. Uma diária cinza com SMART goals ou uma lista podem manter a mente do jogador na próxima meta a ser alcançada.

Cabeçalhos

07.png

Ao desabilitar todos os dias agendados numa diária, jogadores poderão adicionar cabeçalhos ou divisores ao utilizar as Capacidades de Formatação de Texto do Habitica para melhor organizar suas diárias.

Prática

Diárias cinzas também podem ser utilizadas para tarefas que um jogador quer adicionar mas quer se livrar de perder vida por não conseguir completar uma nova adição à própria rotina.

Alguns jogadores podem querer deixar um tipo de "Diária de extensão" ativa durante o dia, de forma que seja mais visível e não se misture com outros tipos de diárias cinzas. Dessa forma, podem usar uma recompensa personalizada para fazer com que possam desativar a Diária antes do Cron se eles não puderem marcar a Diária. Isso pode ser eficaz para jogadores que se desmotivem por perder muita vida ao fim do dia, a depender do seu estilo de jogo.

Diárias de Ontem

Pode ser inconveniente de marcar diárias para ações que ocorrem tarde da noite. Por exemplo, uma diária chamada "Desligue o PC e o Telefone às 21h" não pode ser marcada até que você tenha feito tais ações! Neste tipo de caso, uma Diária de Ontem poe ser criada ao descrever uma ação que você fez no dia anterior. "Desliguei o PC e o Telefone às 21h". Essa diária então poderá ser marcada como primeira coisa ao acordar, se você tiver completado a tarefa na noite anterior.

Editando uma Diária

08.png
Clique no ícone de lápis à direita da descrição da Diária para editá-la. Estes itens podem ser modificados:
  • Lista: Uma lista pode ser adicionada ou editada.
  • Título: O nome da diária (emoji funcionam).
  • Notas Extras: Informação pertinente a esta diária. Estas notas extras aparecem num pop up na tela de tarefas do jogador e podem ser usadas para decifrar Diárias que foram muito gamificadas. Por exemplo, "Fazer jantar em casa" poderia ser escrita como "Alimentar os orcs na caverna". Uma nota extra pode ajudar a clarear o real significado.
  • Repetir: Quais dias da semana a Diária estará ativa. Todos os dias ficam ativos por padrão. Clique num dia para ativá-lo ou desativá-lo. A diária aparecerá cinza nos dias que estiver desativada. Por exemplo, a diária "Ir à aula" poderá ficar inativa nos fins de semana.
Se as diárias tiverem apenas Terça, Quarta e Quinta selecionados, esses dias ficarão mais escuros que nos outros dias.
12.png

Nos dias que a diária estiver inativa (Domingo, segunda e sábado) a diária ficará cinza mas os dias selecionados continuará mais escuros que os não selecionados.
11-0.png
  • Tags: Use tags para ajudar a filtrar as tarefas que são mostradas. Isso é útil se você tiver muitas diárias ou deseja focar num tipo específico de tarefa.
  • Opções Avançadas: Configure a dificuldade da diária e seus atributos ou restaure um combo perdido. Você também pode selecionar uma data de início ou colocar a diária para "repetir a cada x dias". 
  • Salvar e Fechar: Não esqueça de clicar aqui para salvar as modificações que você fez!

Reorganizando Diárias

Diárias podem ser rearranjadas ao segurar e soltá-las em sua respectiva nova posição ou clicando no botão Enviar Tarefa Para o Topo. Segurar Ctrl ou Cmd enquanto clica no botão Enviar Tarefa Para o Topo fará com que a diária seja enviada para a posição mais baixa da lista de tarefas.
Mostrar Demonstração Animada Rearranjando Diária

Rearranging Dailies(Demonstration).gif

Botão de Ajuda

TO botão de ajuda fica localizado no canteiro superior direito da coluna de diárias. Clicar neste botão revela algumas informações rápidas sobre diárias e como iniciar a criação de tarefas e coisas similares. O botão de ajuda é um modo mais rápido e imediatista de conseguir ajuda com suas diárias enquanto que essa página da wiki tem informações mais profundas sobre os temas.Abas de Diárias e Configurações Padrão. Você pode remover itens desnecessários da visão de tarefas usando as abas no topo e na parte baixa da coluna de diárias. As opções são Todos, De Hoje e Cinza. Clicando na aba De Hoje mostrará apenas as diárias que

10-0.png
estão ativas hoje, enquanto clicar na Cinza mostrará as completas hoje e as que não estão agendadas para hoje. Dailies.
09.png
Há uma opção em configurações que pode modificar a Aba Padrão a ser exibida de Todas para De Hoje.

Vendo Diárias com a Ferramenta de Exibição de Dados (Em inglês)

HabitRPG-DDT-Dailies-Due.png

Trash day is Tuesday

Um modo rápido de ser suas diárias ativas para todas suas diárias é usando a Ferramenta de Exibição de Dados, que pode ser acessada através do botão Data na sua barra de ferramentas. Uma vez selecionada a seção Task Overview, você pode filtrar o tipo de tarefa como diária. Isso vai listar todas suas diárias, sendo elas cinzas ou ativas. Na coluna à direita haverá uma pequena barra mostrando os dias da semana nos quais sua diária está configurada para repetir. Letras mais escuras nas abreviações dos nomes da semana e contorno escurecido mostram o dia em que a diária é ativa. Os dias em que é inativa ficam em cor cinza.

Você também pode usar a Ferramenta de Exibição de Dados para ver o histórico das suas diárias para a semana que passou (assinantes guardam o histórico completo desde que começaram a assinatura) e diárias incompletas.

Prevenindo Dano Injusto

Haverão momentos em que você não poderá completar todas as suas diárias mas que não quer levar o dano na vida ou prejudicar os membros do grupo que você está participando. Descansar na Taverna é uma opção que você pode ativar rapidamente clicando no botão Descansar na Pousada na Taverna.

No entanto, algumas vezes descanar na pousada e pausar sua conta talvez não seja a melhor opção. Por exemplo, você pode ter um evento que tomará seu tempo hoje e você não quer sofrer o dano por não poder cumprir todo. Ou você pode estar doente e não consiga terminar tudo. Nessas condições, você pode reduzir a relevância dessas diárias especificas de modo temporário para que você não seja prejudicado por não terminá-las.

Data de Início

Você pode usar a função data de início da diária para modificar quando ela se tornará ativa. Modificar a data de início para, pelo menos, um dia no futuro deixará a tarefa cinza para o dia atual.

Lista

Você pode fazer uma lista de um item para as diárias que não quer ser penalizado por não conseguir marcar como feitas. Dessa forma, basta marcar essa lista nesses dias especiais. Você pode chamar essa lista de "Dia de evento" ou "Doente". Você não receberá recompensas mas também não tomará dano. Você perderá seu combo, mas você pode restaurar o contador do combo editando essas diárias no dia seguinte.

Diárias Cinzas

Você pode deixar suas diárias cinzadas removendo todos os dias em que ela deveria ficar ativa. Você pode re-selecionar esses dias a qualquer momento.

Habilidades

Se você é um Ladino, você pode usar a habilidade Stealth para se esconder de algumas de suas diárias não completadas. A Ferramenta de Exibição de Dados vai mostrar, na seção Diárias Incompletas quais diárias foram "stealthed".

Veja também

Bugs Conhecidos

Predefinição:Cron Ran - Dailies Remain Checked

Se você nunca vir a barra azul quando estiver esperando por ela, recarregue o site imediatamente. Se a barra azul ainda não aparecer quando você completar as ações mencionadas acima, recarregue de novo até que funcione. Isso pode impedir que você receba dano injusto quando o Cron acontece e poderá parar o problema das suas diárias não resetarem corretamente.

Também no FANDOM

Wiki aleatória