FANDOM

"Trapaça" no Habitica é uma questão de opinião e circustância. Uma pessoa pode sentir que é trapaça listar coisas tipo sair da cama e escovar o dente, enquanto outra pessoa pode precisar dessas Tarefas Diárias para motivação ou para memória. Uma pessoa pode ter uma Diária de uma hora de estudo, enquanto outra pode ter uma para estudar independemente de quanto. Uma pessoa pode preferir fazer as Diárias enquanto doente, mas outra pode Descansar na Pousada (ou colocar as Diárias em cinza) na primeira fungada.

Tudo isso é ok. Habitica existe para ajudar jogadores a aprenderem bons hábitos (e desaprenderem os ruins), não para estressá-los e fazê-los se sentirem culpados. O jeito certo de jogar é o jeito que é mais produtivo e efetivo para você.

Dito isso, "trapaça" seria qualquer jogada desonesta do jogador em que ele evita ser produtivo (possivelmente se recompensando mesmo assim).

Resting in Inn by draayder

Trapaça a Si

Scene cheating

Habitica não é um jogo tradicional. Não tem recordes de pontuação. Você está jogando contra si mesmo, contra a sua versão que você não quer ser. Então, os seguintes métodos de trapaça só te atrapalham no seus próprios esforços para melhoras.

  • Usar a Correção dos Valores de Personagem para se dar ouro, níveis ou mana extras.
  • Clicando em coisas que você não fez.
  • Se dando Hábitos como "respirar" (aqui, "respirar" se refere ao processo biológico, não à meditação ou técnicas de respiração terapêuticas).
  • Colocar uma tarefa para a Dificuldade "Difícil" (fazendo você receber mais ouro e Experiência) mesmo quando ela é fácil.
  • Colocando as Tarefas Diárias em cinza para evitar receber dano que você merece.
  • Fazendo uma Recompensa sem pagar o ouro.
  • Movendo seu Cron frequentemente para salvar suas streaks ou receber/manter um buff do Dia Perfeito.

Motivos para Trapaça

Querer Chegar em um Nível Alto

Alternativa: Tire um tempo para merecer o nível e desfruta do verdadeiro benefício do Habitica: se tornar a pessoa que você quer ser na vida real. Também deve ser notado que, já que a Correção dos Valores do Personagem existe, obter um nível alto em um curto período de tempo em si não significa nada e não impressiona ninguém. Adicionalmente, você perderá valiosos tutorias se você instantemente passar pelos níveis deles.

Evitar Morte do Personagem

Healer

Não tenha medo de pedir para um curandeiro do seu grupo te curar.

Alternativas:

  • Se você está perto de passar de nível, procure Tarefas, Afazeres, ou bons Hábitos que você possa completar facilmente. Quando você passa de nível, você recupera vida.
  • Olhe a Ferramenta de Exibição de Dados para ver que Tarefas vão fazer o maior dano e foque nelas.
  • Se você está em um grupo com um Curandeiro, peça por cura.
  • Outras classes podem usar habilidades para diminuir o dano que elas tomam, tipo buffar CON ou aumentando o valor de tarefas incompletas.
  • Use uma Poção de HP. Se você não consegue pagar uma, considere vender seus excessos de ovos, Poções de Eclosão, ou Comida para conseguir o ouro.
  • Avise os outros do seu grupo. Eles podem ser capazes de ganhar vida suficiente para protegê-los de seus danos.
  • Coloque "indulgência" para a sua lista de Recompensas: Uma quantidade de ouro pré-determinada que você pode pagar para colocar uma tarefa para "não necessária" para hoje. Não esqueça de ajustar os dias necessários amanhã!

Cansado, sem Motivação para as Tarefas Diárias

Alternativas:

  • Reduza seu número de Tarefas Diárias, talvez colocando algumas em cinza ou movendo-as para Hábitos.
  • Use uma Poção de Fortificação se suas tarefas estão vermelhas. Isso fará com que elas fiquem amarelas, tomando menos dano (e menos assustadoras). Você pode conseguir um efeito similar deletando e refazendo as tarefas, mas assim perde o histórico delas.
  • Entre em uma Guilda que é focada em completar tarefas e Diárias. Se necessário, peça por ajuda e ajude os outros.
  • Olhe o artigo Esgotamento para mais dicas.

Se Recuperando Depois de Trapacear

Se você tem trapaçeado e decidiu parar, ótimo. Você não tem que fazer mais nada! Mas se for mais motivador para você, você pode usar a Correção dos Valores do Personagem para tirar o ouro e níveis que você ganhou, ou ainda olhar as opções para recomeçar.

Trapaçeando em Desafios

Já que muitos Desafios são competições, clicar em coisas que você não fez em um Desafio é, na verdade, trapaçear contra outras pessoas. Muitos dos criadores dos desafios olham a informação do desafio para tirar trapaceadores óbvios ou incluem tarefas como declarar seu processo na Taverna ou Guildas específicas.

Se você está entrando em um Desafio pensando em trapacear para ganhar gemas grátis, lembre-se, elas não te dão nada que não é estético (Cenários, cores de cabelo) ou que são obtidas por outros métodos (estando em um grupo que alguém coloca as missões). Você também pode ganhar Gemas contribuindo para o Habitica, e umas guildas tem desafios pequenos que você pode completar honestamente.

Não pagar por Recompensas Personalizadas

Você não tem sempre que pagar ouro para fazer algo que gosta, mas o ponto é para ser uma recompensa. Então se recompense pelo seu trabalho duro!

Aderir um sistema de Recompensas personalizadas é um hábito por si mesmo. E isso quer dizer que coisas como praticidade, responsabilidade e ferramentas são úteis! Para praticar, comece fazendo a Recompensa barata, talvez algo como 1 ouro por 30 minutos, então é praticamente uma decisão para pagar. Então use bastante, até que "antes de eu começar a jogar videogame, eu pago um pouco de ouro" vire algo natural. Você pode até fazer um Hábito ou Diária disso.

Não Desista!

HabitRPG-Community-Guidellines-Tavern

Lembre-se que existe uma comunidade amigável para incentivá-lo e amigos para te ajudar com a sua motivação! Não sucumba para trapaça; tire um momento e relaxe. Você pode compartilhar seus problemas com umas pessoas legais na Taverna para te ajudar no dia-a-dia e talvez te ajudar a completar algumas dessas Diárias! Uma outra solução é tirar um tempo curto do Habitica e depois voltar, atualizar suas listas, se quiser resetar sua conta, e tentar novamente! Você também pode se motivar entrando em um Grupo. Você pode achar grupos na The Archery ou entrar na guilda "Procurando Grupo Brasil (Pedir Convite)", ou convidar seus amigos a criar um grupo! Não espere até que uma trapaça leve vire uma trapaça constante.